sábado, 26 de setembro de 2009

Prepare-se para o verão

Prepare-se para o verão


O sol pode ter efeitos benéficos na psoríase, mas as lesões estragam muitas vezes o verão dos doentes. Siga os nossos conselhos práticos de como tirar maior partido do verão. Um protector solar adequado, roupas confortáveis, um estilo de vida saudável e algumas, poucas, precauções irão deixá-lo(a) gozar em pleno a natureza.

O verão está a chegar. Todas as lojas têm artigos característicos do verão e todos nós estamos ansiosos por um tempo mais agradável. Será? Talvez nem todos. O verão representa um cruel dilema para as pessoas com psoríase. Está comprovado que o verão tem um efeito benéfico para as lesões, mas isso significa expor a sua pele. Significa que já não pode esconder-se atrás das mangas compridas e das calças que pode usar durante o inverno. No entanto, alguns truques e algumas precauções irão ajudá-lo(a) a gozar o verão, sem uma "nuvem".

Psoríase e o clima


O sol é bom para a psoríase, pois os raios ultravioletas (UV) e, em particular, os raios UVB ajudam a pele a cicatrizar e a reduzir a inflamação. Também desaceleram a super-produção de células cutâneas, que originam a descamação. As áreas afectadas pela psoríase cicatrizam por si próprias após a exposição à luz natural do sol. Uma curta exposição diária ao sol, evitando as queimaduras solares, é suficiente para fazer desaparecer as placas. No entanto, a exposição prolongada e não protegida ao sol pode ser prejudicial, especialmente para as pessoas de compleição mais fraca. Para além do risco de cancro e de lesões na pele, a sobre-exposição pode agravar os sintomas da psoríase. As queimaduras solares, por exemplo, podem desencadear o fenómeno de Koebner. Também não é aconselhada a exposição da pele ao sol durante uma crise. Por isso tenha cuidado quando vai para o sol: proteja a sua pele, evite a exposição ao sol entre as 10h00 e as 15h00, expondo-se ao sol por períodos graduais. Não se esqueça que os raios do sol passam através do vidro, nuvens, água e da roupa fina, sendo reflectidos pela água e pela areia.

É preferível optar por férias numa clima seco e quente, como a costa mediterrânica, para controlar as crises, especialmente se a sua condição foi ligeira. Os climas quentes e húmidos tendem a exacerbar os casos graves.

No entanto, todos nós somos diferentes e o seu médico irá avaliar os riscos e os benefícios da sua exposição ao sol, tendo em consideração factores como os seus sintomas e o tratamento que está a seguir, assim como a sua compleição, cor de cabelo e idade. Deve igualmente estar consciente que a sua psoríase não é totalmente melhorada pelo sol, os tratamentos locais são ainda uma opção, mas devem ser administrados longe da exposição ao sol. Muitos tratamentos tópicos filtram os raios UV, ou podem ser degradados pelos raios UV, dando origem a um risco de fototoxicidade (especialmente para os corticosteróides).


Escolher o protector solar correcto

 

Apesar do sol poder ser bom para a pele psoriásica, as pessoas com psoríase devem proteger-se contra os efeitos nefastos dos raios UVA e UVB. Encontram-se disponíveis protectores solares formulados para pele atópica (ver secção sobre os produtos de cuidados da pele). Estes produtos hidratam a pele e protegem-na do sol, o que é essencial na psoríase. Os dermatologistas recomendam geralmente um protector solar com um FPS de pelo menos 25 para o corpo e um protector solar radical para a face, especialmente durante uma crise. A inflamação pode agravar-se com o calor e o sol. É uma boa ideia procurar um protector solar à prova de água.

Aplique o protector solar de poucas em poucas horas, com maior frequência se estiver a nadar ou a fazer exercício físico e seque a pele com uma toalha. Aplique uma quantidade generosa de loção, é melhor aplicar demasiado do que a menos, e de facto as pessoas tendem a usar muito pouco protector solar.

Independentemente de se expor ou não ao sol, mantenha a sua pela hidratada com uma boa quantidade de creme. Os dias ensolarados de muito calor podem secar a pele, assim como o ar condicionado. A utilização de um hidratante reduz a comichão e as fissuras, amaciando as manchas escamosas.
Também ajuda saber que tipos de maquilhagem de correcção contêm FPS.

Se tem vergonha de se expor ao sol, a loção de auto-bronzeamento também é uma opção para si se tiver psoríase.

Psoríase foto-induzida e fotossensível


A maioria dos doentes com psoríase beneficiam, quer com a luz ultravioleta natural, quer com a artificial. Infelizmente, algumas pessoas apercebem-se que a luz solar exacerba ou desencadeia as suas lesões. A isto denomina-se psoríase fotossensível ou foto-induzida. É uma condição rara que afecta apenas 5,5% das pessoas com psoríase. Ainda foi pouco estudada, mas pode simplesmente resultar da exposição intensa e não habitual ao sol, ou como resultado do fenómeno de Koebner. A psoríase foto-induzida é mais comum nas pessoas idosas, em pessoas com compleições fracas e em pessoas cujas mãos estão envolvidas na psoríase.

Roupa confortável


A roupa que esteja demasiado apertada pode irritar a pele e tende a agravar os sintomas. Aproveite o tempo quente e deixe as calças de ganga, as calças justas e os sapatos bicudos no armário. Evite usar fibras sintéticas e lycra perto da pele, porque podem fazer a pele transpirar. Em vez disso, use roupas leves, largas e confortáveis que irão fazê-lo(a) sentir-se mais relaxado(a) e confiante. Escolha fibras naturais e macias como o algodão para todas as suas roupas, incluindo a roupa interior. Os homens com psoríase genital podem optar por usar boxer shorts em vez de cuecas curtas.

Os sapatos e as sandálias devem ser abertos e largos, especialmente porque os pés incham ligeiramente com o calor. Prefira sapatos de couro em vez dos materiais sintéticos, pois o couro absorve a humidade melhor. Pode também usar palmilhas de espuma, cortiça ou de gel para aliviar a pressão da pele afectada pela psoríase. As palmilhas de polímeros visco-elásticos também actuam como absorsores dos choques e irão proteger a pele em cicatrização. Pode usar estes com sapatilhas (ténis) de boa qualidade, que devem ser macios e feitos de material transpirável.

O verão também é a altura ideal para deixar no fundo da gaveta as peúgas, collants e meias feitas de materiais sintéticos. Porque não fazer uma poucas sessões de fototerapia nos meses perto do verão para que possa usar à vontade calções ou saias?
Por último, não se esqueça daqueles acessórios tão úteis: um chapéu ao seu tamanho e um par de óculos escuros.

Nadar: em moderação

 

As pessoas com psoríase podem gozar os prazeres do verão como o nadar. Deve lembrar-se apenas dos riscos associados à condição e tomar algumas precauções. Aplicar um hidratante antes, limitar o tempo que está na água e tomar um duche para se livrar de qualquer cloro, químicos ou sal que possam irritar a pele sensível. A exposição excessiva à água do mar, cloro e químicos das piscinas, pode originar comichão e fissuras na pele. Depois de tomar duche, seque-se cuidadosamente com uma toalha macia, afagando o corpo com ela em vez de o esfregar. De seguida aplique um hidratante ou protector solar para ajudar a pele a manter-se bem hidratada e protegida contra os raios UVA e UVB.

Apesar de dever evitar nadar quando as suas lesões estão gotejantes, a água do mar tem muitas vezes um efeito benéfico na psoríase, especialmente quando combinada com a exposição ao sol. Muitas pessoas dizem que tomar banho no mar ajuda a desfazerem-se das escamas e também a relaxarem. Os oligoelementos da água salgada também podem ser bons para a psoríase.

 

Referências

Les Nouvelles Dermatologiques, June 2000
Le psoriasis en médecine générale, published by Arnette, 2005
Os nossos agradecimentos ao Dr. Patrick Brun, dermatologista ligado ao HospitalUniversitáriode Cannes.
Anne-Laure Mercier

Sem comentários: