sábado, 26 de setembro de 2009

A psoríase pode tornar um adolescente introvertido?

Adolescentes e psoríase


Para alguns adolescentes, a psoríase é um duro golpe na sua auto-estima. A psoríase pode ser particularmente difícil no início da adolescência, que é um período de mudanças físicas e psicológicas quando a insegurança emocional está no seu auge. Apanhados entre o seu desejo de independência e o medo do abandono, os adolescentes sentem-se por vezes prejudicados na sua auto-estima apenas com uma pequena manchita física.

Os adolescentes também estão a dar os primeiros passos em termos de envolvimento emocional e sexual, com as respectivas alegrias e desapontamentos. Existe por vezes uma forte tentação de se evitar situações que provoquem ansiedade (como ir a piscina ou a festas) devido ao medo de não ser atractivo(a) ou ser rejeitado(a). Não é invulgar os doentes usarem a sua psoríase como uma desculpa para não se envolverem com os outros e tornarem-se introvertidos.

Nem sempre é visível que um adolescente esteja a sofrer de depressão. A depressão pode tornar a forma de uma fuga de casa, de insucesso escolar, de abuso de álcool, tabaco e narcóticos. Os pais têm que estar atentos sem serem superprotectores.

Um dermatologista pode sugerir psicoterapia aos adolescentes que tenham angústia psicológica, de modo a que estes não percam a esperança, conseguindo assim uma melhor qualidade de vida.

Se a psoríase surgir na adolescência, agrava-se com a puberdade?


A psoríase surge na infância em 15% dos casos e antes dos 20 anos em um de cada três casos. Quando a psoríase surge em doentes jovens, deve-se normalmente a factores genéticos, sendo frequentemente mais intensa nestes casos do que quando aparece por volta dos 30. A psoríase gutata é o tipo mais frequente a surgir na infância, seguindo-se frequentemente a uma infecção estreptocócica na garganta. Algumas crianças sofrem uma recidiva vários anos depois numa forma clínica diferente, como a psoríase em placas. As flutuações hormonais na adolescência parecem ter apenas um pequeno impacto na psoríase, mas ainda foram poucos os estudos que foram realizados nesta área. A pílula contraceptiva não parece afectar a psoríase.
   

Há um tipo de psoríase específico dos adolescentes?


Existe um pico na incidência de psoríase durante a adolescência, mas este está ligado a uma predisposição genética em vez de estar associado a alterações hormonais. Os adolescentes podem sofrer de qualquer forma clínica de psoríase. Os sinais podem variar desde a localização das lesões (por exemplo no couro cabeludo ou nas unhas), surgir após um trauma local, a psoríase disseminada envolvendo todos os membros, ou mesmo todo o corpo. Determinadas formas são atípicas e mais difíceis de tratar do que outras. A face raramente é afectada. Os adolescentes têm tanta possibilidade de ser afectados por psoríase eruptiva (gutata) como por psoríase em placas.
   

Os adolescentes sofrem de artrite psoriásica?


1% a 2% dos adolescentes com psoríase também têm artrite psoriásica, que pode surgir independentemente do tipo de lesão. Os adolescentes tendem a sofrer de lesões localizadas acompanhadas por artrite. Os tratamentos consistem essencialmente em fármacos anti-inflamatórios, embora possam ser prescritos tratamentos termais.
   

Alguns tratamento psoriásicos devem ser interrompidos durante a puberdade?


A maioria das terapias anti-psoriásicas podem ser usadas para tratar a psoríase durante a adolescência, mas alguns tratamentos necessitam de uma observação cuidadosa. Nos casos de artrite psoriásica ou de psoríase severa e/ou resistente ao tratamento, o dermatologista pode por vezes prescrever imunossupressores ou retinóides, para serem administrados oralmente. Os doentes que estão a tomar estes medicamentos devem ser cuidadosamente monitorizados para se detectar qualquer impacto no seu crescimento ou saúde mental. A fototerapia PUVA ou UVB também podem ser prescritas aos adolescentes.

Os adolescentes tomam frequentemente medicação anti-acne. Os tratamentos tópicos ou sistémicos anti-acne afectam a psoríase?


Alguns antibióticos, como a tetraciclina, que são tomados oralmente para tratar o acne, podem exacerbar a psoríase. No entanto, os tratamentos sistémicos que contêm ácido de vitamina A não estão contra-indicados, parecendo inclusive melhorar a psoríase quando tomados em doses moderadas. Os medicamentos que contêm zinco não têm um efeito negativo na psoríase.

Os tratamentos da psoríase podem, pelo contrário, originar crises de acne?


Aplicações repetidas de corticosteróides em grandes quantidade podem causar crises de acne, mas este problema pode ser reduzido através do uso de dosagem mais fraca ou de uma menor quantidade. No entanto, os cremes à base de cortisona não devem ser aplicados na face ou na linha do cabelo para se evitar as crises de acne. Os retinóides orais não exacerbam o acne.
  

A psoríase pode tornar um adolescente introvertido?


A adolescência é um período de transformação física e psicológica, no qual os adolescentes estão divididos entre o desejo de liberdade dos seus pais e a necessidade de protecção. A sua imagem é crucial, podendo os adolescentes ter dificuldade em lidar com a mais pequena das manchas. A psoríase é capaz de fazer com que os adolescentes se virem para si mesmos, causando mesmo um sentimento de vergonha. Todavia, cada caso é um caso diferente. Alguns adolescentes podem desenvolver um carácter forte como resultado de terem uma condição crónica. Os adolescentes mais sensíveis podem evitar de sair com os seus amigos ou evitar de contactar com potenciais namorados(as) com o medo da rejeição. O stress pode também desencadear crises, o que faz com que sejam apanhados por um ciclo vicioso. Por último, o seguimento do tratamento deixa muito a desejar, especialmente entre os pré-adolescentes.

Sem comentários: