sábado, 26 de setembro de 2009

Tratamentos tópicos e FTU

Tratamentos tópicos e FTU (Finger Tip Unit - Unidade Dedo Indicador)

Uma medicação tópica é uma medicação que é utilizada externamente, aplicada directamente na pele. O tratamento é tipicamente composto por um creme ou uma pomada que são aplicados localmente na zona afectada.

Os tratamentos tópicos são as terapias de primeira linha, o que significa que estes tratamentos são normalmente utilizados antes dos tratamentos sistémicos.

A FTU (Finger Tip Unit - Unidade Dedo Indicador) é a chave de como aplicar correctamente um tratamento tópico. A FTU é uma medida individual simples que lhe indica exactamente a quantidade de creme ou de pomada a aplicar na lesão psoriásica. A FTU é a quantidade de creme ou pomada que cobre a distância da ponta do seu dedo indicador até à primeira articulação quando aperta o tubo do medicamento - ver imagem abaixo. Uma FTU será suficiente para cobrir uma superfície corporal equivalente a 2 mãos. Assim, 2 FTUs serão suficientes para cobrir uma superfície corporal equivalente a 4 mãos.

De seguida encontrará mais informações acerca dos diferentes tratamentos tópicos.

Associação de calcipotriol e betametasona

Encontra-se disponível um novo tratamento sob a forma de uma combinação de um análogo de vitamina D3 e um corticosteróide.

Este deve ser aplicado 1xdia, estando comprovado ter uma acção rápida e eficaz. A maioria dos doentes terá uma remissão no espaço de 4 semanas de tratamento.

Os efeitos secundários são poucos. Num estudo de segurança a longo prazo, concluiu-se que o produto é bem tolerado. Os efeitos secundários são os mesmos do calcipotriol, apesar das irritações cutâneas serem menos significativas.

Foi concebido para pessoas com psoríase vulgar ligeira, moderada ou grave, cuja área afectada não é superior a 30% da área de superfície corporal.

Encontra-se disponível apenas sob a forma de pomada.

Calcipotriol

O calcipotriol é um análogo da vitamina D3 para a psoríase vulgar. O modo de acção não é totalmente compreendido, mas acredita-se que o calcipotriol actua através da desaceleração da hiperproliferação de queratinócitos e das alterações imunitárias na pele psoriásica.

Deve ser aplicado 2xdia, com aproximadamente 70% dos doentes a apresentar uma remissão, ou remissão parcial, após 8 semanas de tratamento.

Os efeitos secundários mais frequentes são irritação cutânea, comichão (prurido) e sensação de queimadura, que ocorre em 10-15% dos doentes.

Alcatrão mineral

Esta forma de tratamento é muito antiga, mas ainda pode ser encontrada em champôs para a psoríase ligeira do couro cabeludo, assim como em alguns tratamentos hospitalares intensivos.

O exacto mecanismo de acção é desconhecido, mas o alcatrão mineral torna a pele mais sensível à luz e pode ajudar a desacelerar a rápida proliferação de queratinócitos. O alcatrão ajudar também a reduzir a inflamação, o prurido e a descamação da pele.

As melhorias são habitualmente notadas em poucas semanas, mas pode levar até 2 meses para se alcançarem os benefícios máximos.

O alcatrão mineral contém mais de 10.000 ingredientes, dos quais apenas 50% foram identificados, podendo existir uma grande diferença nas formulações disponíveis.

Corticosteróides (também denominados esteróides)

Os corticosteróides e esteróides são habitualmente utilizados na psoríase ligeira a moderada. Os esteróides têm uma acção rápida, mas a segurança no tratamento a longo prazo não foi estudada.

Os esteróides de venda livre são (na maioria dos países) demasiado fracos para serem eficazes na psoríase.

Emolientes, óleos para banho e duche

Os emolientes, óleos para banho e duche, podem hidratar a pele e ajudar esta a sarar, ajudando ainda a manter a pele limpa e isenta de psoríase.

Existem muitas formulações e marcas diferentes de venda livre.

Ácido salicílico


O ácido salicílico é frequentemente combinado com outros produtos tópicos para aumentar o seu efeito. Está presente em champôs, sabonetes, loções e geles, sendo um queratolítico, ou seja, é principalmente eficaz na remoção de escamas. O ácido salicílico tem pouco efeito terapêutico na lesão psoriásica em si.

Encontra-se disponível em várias dosagens diferentes. As preparações mais fortes podem irritar a pele se lá for deixado muito tempo.

Tazaroteno


O tazaroteno é um retinóide tópico que é utilizado para tratar a psoríase em placas ligeira a moderada. É um derivado da vitamina A, sujeito a receita médica, que actua através da desaceleração da hiperproliferação de queratinócitos.

Sem comentários: