sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase e o tabaco




Psoríase e o tabaco


Quais são os efeitos do fumo na pele?


Um cigarro contém mais de 3.000 substâncias tóxicas, sendo do senso comum que o fumar aumenta a produção corporal de radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele. O fumar também tem um efeito prejudicial no sistema imunitário. O fumo não afecta apenas os que fumam. Estar numa sala cheia de fumo (fumador passivo) também é mau para a saúde.

O fumar desencadeia ou agrava a psoríase?

 

De acordo com um estudo recente, o fumar aumenta o risco de psoríase (normalmente pustular) em 50% dos casos.
Outros estudos demonstraram que as pessoas que fumam mais de 15 cigarros por dia têm o dobro do risco de desenvolver psoríase, comparativamente aos não fumadores. O risco cresce em percentagem com a quantidade de tabaco consumida.
Os factores ambientais têm um impacto na psoríase e as pessoas que fumam tendem a contrair formas de psoríase mais graves e resistentes ao tratamento do que os não fumadores. O fumar também aumenta o risco de determinadas infecções da garganta que podem desencadear crises de psoríase.
As pessoas que sofrem de psoríase, ou que têm um histórico familiar da condição, não devem fumar.
   

Existe algum método eficaz para ajudar a deixar de fumar?

 

Não existe uma ajuda milagrosa para deixar de fumar. As pessoas fumam frequentemente porque estão ansiosas ou stressadas e, apesar de algumas pessoas conseguirem deixar de fumar por si próprias (ou através do uso de adesivos) sem muita dificuldade, outras necessitam de suporte psicológico. As terapias cognitivas comportamentais têm resultados razoavelmente bons nesta áreas. Os exercícios de relaxamento diários também podem ser muito benéficos. Convém recordar que as pessoas que deixam de fumar ganham em média 3 a 4 quilos de peso. Como o excesso de peso pode exacerbar a psoríase, é importante seguir uma dieta saudável e consumir menos gordura animal. Quando os doentes deixam de fumar, são capazes de controlar melhor a sua psoríase.
  

Pontos chave 

  • O fumar pode enfraquecer o sistema imunitário. Os fumadores contraem formas de psoríase mais graves e resistentes ao tratamento.
  • A pele também pode ser afectada pelo fumo passivo.
  • O deixar de fumar leva a uma melhoria da qualidade de vida e da saúde.

Sem comentários: