sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase e o stress

Psoríase e o stress


Como é que o stress afecta a pele?  


A pele e o sistema nervoso estão intimamente ligados visto que têm a mesma origem embrionária. O stress psicológico faz com que o corpo liberte químicos denominados neurotransmissores. Estes actuam em vários órgãos do corpo, incluindo a pele, desencadeando reacções em cascata onde
  • a barreira cutânea se torna menos impermeável, com uma ligeira aceleração da renovação cutânea;
  • a pele está sujeita a inflamações;
  • o sistema imunitário torna-se mais fraco e não consegue responder de uma forma ideal à inflamação.  

O stress pode desencadear a psoríase?


Só o stress não é suficiente para desencadear a psoríase, visto esta ser uma condição multifactorial, envolvendo factores genéticos, ambientais e imunológicos.
No entanto, em muitos casos, a psoríase surge após um acontecimento stressante. O stress extremo, como o originado por um acidente de viação ou o falecimento de um ente querido, ou o stress prolongado menos intenso, como o originado por uma situação familiar difícil, divórcio ou um conflito no local de trabalho, são capazes de provocar psoríase e de aumentar as probabilidades de recidivas. Para além disso, a condição em si causa stress, pois a pele desempenha um papel fundamental na comunicação interpessoal. As lesões visíveis, particularmente as das mãos e face, podem prejudicar a própria imagem e originar ansiedade, ou mesmo depressão. Visto que este stress pode provocar crises, cria-se um ciclo vicioso.
  

Há um espaço de tempo entre um evento stressante e uma crise psoriásica?


Vários estudos científicos demonstram que pode ocorrer um período entre dois dias e quatro semanas entre um evento stressante e o aparecimento da psoríase. Não existe um elo causal entre a duração deste período e a gravidade da psoríase. No entanto, parece que os doentes que identificaram a causa do stress que desencadeou a sua condição têm períodos de remissão mais longos e frequentes do que os que não identificaram a causa do stress.

O coçar induzido pela ansiedade pode agravar as lesões?


A psoríase origina muitas vezes comichão e muitas pessoas não conseguem parar de se coçar porque sofrem de uma ansiedade extrema. Todavia, o coçar constante aumenta a inflamação da pele, o que por sua vez aumenta a comichão. A pele também é lesada quando as escamas são arrancadas, ou pela fricção no local das lesões. As pessoas com psoríase precisam de aprender a relaxar para conseguirem quebrar este ciclo vicioso.
   

A ingestão de álcool para aliviar a ansiedade impede a remissão de uma crise?


A ingestão de álcool irá provavelmente exacerbar a inflamação, fazendo com que o corpo perda zinco, um elemento que tem um papel fundamental na cicatrização da pele. O álcool pode igualmente causar disfunção hepática, que pode multiplicar os efeitos secundários de determinados medicamentos para a psoríase. A psoríase que surge nos grandes consumidores de álcool tende a ser mais resistente aos tratamentos normais.
  

As técnicas de relaxamento podem ser usadas para combater a psoríase?


A sofrologia, acupunctura, reflexologia, aromaterapia e as massagens são todas elas técnicas de libertação do stress que podem ajudar na psoríase. Existem também algumas regras básicas de combate ao stress. Certifique-se que dorme o suficiente, faça alguns exercícios respiratórios durante alguns minutos de manhã e à noite para evitar a acumulação de qualquer tensão no seu corpo. Se for uma pessoa emocionalmente forte, o seu sistema imunitário consegue lidar melhor com a inflamação. Recomenda-se a psicoterapia se a sua psoríase estiver a causar dificuldades relacionais ou emocionais intransponíveis.
  

Pontos chave 

  • Os acontecimentos stressantes aceleram a renovação cutânea e aumentam a inflamação.
  • A ansiedade induzida pela psoríase pode ser tratada com exercícios de relaxamento e medicação, caso o médico os prescreva. Esta ansiedade não deve ser atacada através da ingestão de álcool (o que agrava a condição).
  • Quando as pessoas aprendem a relaxar, conseguem obter o controlo da sua situação e melhorar a sua qualidade de vida.

Sem comentários: