sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase e alimentação saudável



Psoríase e alimentação saudável



O excesso de peso agrava a psoríase?

 

Os estudos demonstraram que a psoríase tende a ser mais grave e mais resistente ao tratamento em pessoas com excesso de peso. Para além disso, o excesso de peso nas zonas das dobras cutâneas, como as axilas, virilhas e por baixo dos seios, podem aumentar o risco de infecções fúngicas e bacterianas. O excesso de peso também representa um esforço extra para as articulações, que podem tornar-se mais dolorosas com o decorrer do tempo.

Os estudos demonstram que nas pessoas que têm excesso de peso a psoríase está normalmente associada a distúrbios lipídicos e ao aumento dos níveis de ácido úrico. Estes desequilíbrios biológicos podem exacerbar os efeitos secundários de determinados fármacos, como a ciclosporina e os retinóides, que são utilizados para tratar a psoríase.

As pessoas que têm excesso de peso são por isso aconselhadas a seguir uma dieta equilibrada prescrita por um nutricionista.

As pessoas que têm psoríase devem seguir uma dieta especial?


Não existe uma dieta que possa curar a psoríase, mas é importante ter um estilo de vida saudável e bons hábitos alimentares. A sua dieta deve incluir fruta e vegetais em quantidades suficientes para lhe fornecer fibras, vitaminas e minerais. É preferível limitar o seu consumo de gorduras saturadas (gordura animal) e ingerir muitos alimentos ricos em ácidos gordos essenciais, como os cereais e os óleos vegetais. Por último, o consumo em excesso de alimentos gordos e de álcool pode sobrecarregar o fígado, o que resulta na acumulação de toxinas no sangue. Como os resíduos são eliminados através da pele, esta tem que trabalhar a toda a sua capacidade quando existe uma grande quantidade de toxinas, aumentando assim as probabilidades de crises.
  

Os suplementos alimentares podem melhorar a psoríase?



O consumo de zinco, magnésio, vitamina B6 e as vitaminas A, C e E anti-oxidantes pode ajudar as pessoas com psoríase. Presentemente estão a ser levados a cabo estudos para investigar o efeito dos óleos de peixe, que são ricos em ácidos gordos insaturados, uma vez que se pensa que estes possam ajudar a espaçar as crises. No entanto, os suplementos alimentares não podem curar a psoríase.
  

As pessoas que têm psoríase devem praticar exercício com regularidade?



A actividade física é normalmente boa para a saúde física e mental. O stress é conhecido por desencadear crises de psoríase e, ao ajudar o corpo a livrar-se do excesso de tensão, o exercício ajuda a combater o stress. O exercício é uma boa maneira de ajudar a manter a forma, fortalecendo o espírito e melhorando a sua própria imagem.
   

Pontos chave


  • As pessoas com psoríase devem tentar ter uma dieta equilibrada com muita fruta e vegetais, assim como alimentos ricos em ácidos gordos essenciais.
  • As pessoas com excesso de peso devem seguir uma dieta prescrita por um nutricionista, pois o excesso de peso pode exacerbar a psoríase.
  • O exercício pode evitar e reduzir o stress, o que eventualmente é bom para o sistema imunitário.

Sem comentários: