sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase e a depilação

Psoríase e a depilação



A psoríase não deve impedí-la(o) de fazer a depilação ou de utilizar a lâmina; apenas precisa de escolher o melhor método para a sua pele e para a parte do corpo em questão.

A depilação por corte (manual com uma lâmina ou com uma máquina eléctrica) é normalmente recomendada para os braços e pernas para que os pelos não sejam puxados. A depilação definitiva é ideal para as dobras cutâneas, que são áreas particularmente delicadas.

Os homens podem barbear a sua face, mas têm que ter cuidado para não perturbar as escamas, devendo evitar os cortes.

De seguida são apresentadas informações práticas para fazer a barba e/ou a depilação de uma forma adequada.

A psoríase afecta o crescimento dos pêlos?

Foram realizados estudos profundos sobre o crescimento piloso nas áreas afectadas pelas lesões. No entanto, as áreas de pele com placas têm menos cabelo/pêlos do que a pele saudável. Isto acontece provavelmente porque as placas psoriásicas impedem o crescimento normal do cabelo/pêlos.
  

Posso fazer a depilação nas minhas pernas e braços quando as lesões estiverem presentes?

Deve sempre utilizar um método de remoção de pêlos que não provoque irritação. É preferível evitar a depilação com cera quente e fria nas lesões, porque o repuxar do cabelo pode irritar a pele e originar o fenómeno de Koebner. Pode remover os pêlos com cuidado com uma lâmina ou com uma máquina eléctrica. As pinças e as máquinas de depilação eléctrica, que puxam os pêlos, não devem ser utilizadas. Também deve evitar perturbar as escamas. Após a depilação, deve aplicar um emoliente e/ou um hidratante. Se a pele ficar irritada, pode aplicar um corticosteróide. Deve igualmente mencionar-se que o risco de infecção bacteriana é menor nas pessoas com psoríase, porque as bactérias não aderem à pele em descamação.

Posso fazer a depilação com cera ou usar cremes depilatórios nas alturas sem crise?

Nenhum estudo específico demonstrou que a depilação com cera provoque crises ou exacerbe as lesões existentes, por isso pode depilar-se com cera durante o período de remissão. Os cremes depilatórios também podem ser utilizados. No entanto, independentemente do modo como os pêlos são retirados, se uma lesão aparecer mais tarde nessa área, deve consultar um dermatologista, porque existe um risco de alergia a um produto aplicado na pele, quer tenha ou não psoríase.
   

E a depilação das dobras cutâneas?

Podem surgir lesões nas dobras cutâneas, como as axilas ou as virilhas. A pele destas áreas é particularmente vulnerável a irritações e infecções, por isso a remoção de pêlos destas áreas pode ser complicada. As pessoas que sentem que têm demasiados pêlos nessas áreas podem optar por técnicas de depilação definitiva, como a electrólise ou o laser. No entanto, como a electrólise apenas é adequada para pequenas áreas de pele, causando aparentemente maior trauma do que o tratamento a laser, é provavelmente preferível optar pela última opção. Na electrólise, um médico desliza uma sonda por cada folículo, causando um dano localizado que impede o pêlo de crescer. Este método é bastante moroso. No que diz respeito ao tratamento a laser, deve evitar-se a exposição ao sol antes do tratamento e aplicar um creme anti-vermelhidão após cada sessão. O número de sessões necessárias depende da espessura dos seus pêlos e da área a ser tratada. Para as axilas serão necessárias, regra geral, aproximadamente seis sessões.
  

O barbear pode ser problemático se tiver lesões?

Apesar das lesões faciais serem mais comuns nas crianças do que nos adultos, estas podem afectar alguns homens. As lesões psoriásicas são conhecidas por serem menos comuns nas áreas da pele expostas à luz, por isso é melhor não ter barba crescida. Deve igualmente ter cuidado para não perturbar as escamas, devendo ser aplicado um creme emoliente antes de se barbear para amaciar as escamas. Pode ser utilizada uma lâmina de barbear manual ou uma máquina eléctrica, mas em ambos os casos, deve evitar fazer demasiadas passagens sobre as lesões. É também importante usar produtos de barbear sem álcool, hidratando a pele de seguida. Algumas marcas têm produtos de barbear para peles sensíveis.
   

Pontos chave

  • É preferível retirar os pêlos das pernas e dos braços com uma lâmina em vez de removê-los com um método que envolva o puxar do pêlo.
  • Os pêlos devem ser removidos das dobras cutâneas com cuidado, pois estas áreas estão particularmente sujeitas a irritações e infecções. Os métodos de depilação definitiva são os mais adequados para estas áreas.
  • É importante ter cuidado no corte dos pêlos para se evitar a perturbação das escamas e lesão da pele. Devem ser utilizados, preferencialmente, produtos sem álcool.

Sem comentários: