sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase no Couro cabeludo?

Psoríase no Couro cabeludo? 



Quais as áreas do couro cabeludo que estão em maior risco? 


As áreas do couro cabeludo que são mais afectadas por placas são:
  • por cima e atrás das orelhas, assim como nos lóbulos da orelha;
  • a nuca;
  • a testa e
  • a linha do cabelo que demarca o couro cabeludo.

Quais são os sintomas da psoríase do couro cabeludo?  


É normal o couro cabeludo ter uma certa exfoliação, mas pode surgir caspa quando há uma exfoliação muito grande de células mortas. A caspa é inofensiva e pode ser tratada com champôs medicinais. No entanto, na psoríase do couro cabeludo, estes flocos brancos são maiores e mais óbvios. Tenha cuidado para não escovar o seu cabelo com demasiada força, normalmente na tentativa de se livrar desses flocos, pois pode agravar a inflamação e desacelerar o processo de cicatrização.

  

Quais são os sintomas da psoríase na nuca? 


As placas na nuca ou por detrás das orelhas podem muitas vezes provocar muita comichão, dando muita vontade de coçar. Apesar do coçar dar uma sensação de alívio temporário e ser uma maneira de libertar a tensão, na realidade agrava a condição e é preferível encontrar um remédio a longo prazo. Não tenha medo de falar com o seu médico acerca de qualquer tensão ou ansiedade.

  

Quais são os sintomas da psoríase nos lóbulos das orelhas? 


A pele por detrás dos lóbulos das orelhas tende a ser mais delicada. Está menos exposta ao ar e à luz do sol, tendo por isso uma maior tendência à humidade. Isto, por sua vez, significa que está mais vulnerável à colonização por bactérias quando inflama. Lembre-se de lavar e secar bem ambos os lados dos lóbulos das orelhas.



Quais são os sintomas da psoríase na linha do cabelo? 


Escovar ou pentear o cabelo demasiado pode aumentar a inflamação na raiz do cabelo. Isto sobre-estimula, em particular, as áreas da linha do cabelo, com maior incidência na nuca e na testa, originando a inflamação dos folículos.

  

Como posso cuidar do meu cabelo se tiver psoríase do couro cabeludo? 


Deve sempre lavar e secar com suavidade o seu cabelo e tentar evitar coçar ou perturbar as placas. Para ajudar o couro cabeludo a recuperar o seu equilíbrio natural, pode usar um champô normal de tempos a tempos, alterando com um champô medicinal recomendado pelo seu médico. Certifique-se que seca bem atrás das orelhas e em ambos os lados dos lóbulos das orelhas. Não utilize o secador no calor máximo e mantenha-o a 30 centímetros da sua cabeça, quando seca o seu cabelo. Evite a utilização de rolos ou frisadores, porque puxam o cabelo e secam o couro cabeludo.
Use uma escova de cabelo com cerdas naturais em vez de uma escova de plástico. O seu médico pode igualmente prescrever-lhe um champô à base de alcatrão, sendo a melhor pessoa para lhe dar conselhos sobre como cuidar do seu couro cabeludo.



Perdi cabelo por coçar a cabeça com demasiada força. Isto é algo de permanente? 


A psoríase normalmente não causa quaisquer lesões nos folículos capilares, por isso a queda de cabelo não é habitualmente permanente. No entanto, o coçar das lesões pode, muito ocasionalmente, originar infecção e pode danificar os folículos de modo irreversível. Por isso, deve falar com o seu médico, que será a pessoa mais indicada para saber se existe uma infecção bacteriana e para prescrever o tratamento adequado, caso seja necessário.

  

Qual o tipo de corte de cabelo aconselhável? 


É preferível evitar os cortes de cabelo que colocam muita tensão no cabelo, como a escovagem do cabelo no sentido contrário, ou o espetar do cabelo. As fitas de cabelo, bandoletes e os lenços não são recomendados. O couro cabeludo e as orelhas devem permanecer expostas ao ar e à luz.
Se tiver placas muito severas no seu couro cabeludo, um corte de cabelo mais curto poderá ser mais confortável e prático.
Se estiver a ter uma crise e está a pensar pintar o cabelo ou fazer uma permanente, é melhor adiar essa intenção até as placas terem sarado. Deve pedir ao seu cabeleireiro para tratar o seu cabelo com suavidade.

  

O que posso fazer se o meu canal auditivo for afectado? 


Se o seu canal auditivo for afectado, utilize um cotonete humedecido em água com sal para limpá-lo, tendo cuidado para não forçar demais e ir demasiado longe, de seguida seque o ouvido cuidadosamente. Consulte um médico se o canal ficar bloqueado.



O que acontece ao cabelo depois do tratamento à psoríase?  


O cabelo tende a ficar mais fino depois do tratamento à psoríase, podendo ser difícil desemaranhar o cabelo devido à descamação do couro cabeludo.

  

O que posso fazer se o meu couro cabeludo infectar? 


O couro cabeludo pode infectar quando a pele da cabeça ou das orelhas estalar. A recolha de uma amostra com uma bola de gaze e respectiva análise do conteúdo irá confirmar se está, ou não, presente uma infecção bacteriana. Se for este o caso, o médico irá prescrever-lhe um antibiótico.

Pontos chave   

  • Se tiver placas, deve tratar o seu couro cabeludo com muita suavidade. É melhor evitar escovar e pentear-se demasiado, uma recomendação que muitos doentes acham difícil de seguir por razões estéticas. Todavia, o escovar e o pentear não ajudam a livrar-se das escamas, podendo de facto retardar a cicatrização.
  • Não deve secar o seu cabelo a uma temperatura demasiado elevada quando utilizar um secador.

Sem comentários: