sábado, 26 de setembro de 2009

Psoríase e o trabalho

Psoríase e o trabalho


Como é que a psoríase afecta a minha vida profissional?


De acordo com um estudo recente realizado pela Fundação Nacional da Psoríase (National Psoriasis Foundation (1)) nos EUA, a psoríase tem um impacto na vida profissional em 26% das pessoas com psoríase e em 48% nas pessoas com artrite psoriásica. Dez por cento dos entrevistados tinha faltado um ou dois dias ao trabalho no mês anterior, por causa da psoríase. Setenta e quatro por cento tinha ausentado-se do trabalho para consultarem um médico. Outros estudos publicados pelo British Journal of Dermatology (2, 3) salientam o absentismo relacionado com a psoríase e o seu impacto na carreira dos doentes. A produtividade pode ser afectada, assim como a vida social (4). Os doentes sentem-se desconfortáveis com os seus colegas e clientes simplesmente porque têm lesões visíveis.

Como posso gerir o stress no trabalho?


O trabalho em si pode original bastante stress. Para além disso, as pessoas com psoríase precisam de gerir a sua condição, a dor associada e o desconforto físico. Por vezes têm que lidar com olhares fixos e os preconceitos dos seus colegas. Uma boa organização pessoal é a chave para quebrar com este ciclo vicioso. Uma das maneiras de se sentir bem no trabalho, quer em termos físicos, quer mentais, é usar a hora de almoço para fazer algo agradável. Isto pode incluir actividades desportivas ou simplesmente passar uma hora a ler no jardim. A hora de almoço pode igualmente ser uma oportunidade para conversar com um colega e talvez, se se sentir à vontade, falar-lhe da sua psoríase. Se se aperceber que vai provavelmente ter uma crise, tente tratar dos assuntos importantes e de marcar as reuniões para os períodos de remissão. Acima de tudo, uma abordagem positiva irá ajudá-lo(a) a manter-se no topo dos acontecimentos.

A psoríase terá repercusões na minha carreira?


Tendo em conta o desconforto físico e mental que a psoríase pode causar, as pessoas com psoríase precisam de pensar seriamente na sua opção de carreira. Por exemplo, os trabalhos nas áreas de vendas envolvem um elevado nível de interacção social, o que pode ser stressante. Se for empregado(a) de mesa ou chefe de cozinha e as suas mãos estiverem afectadas, terá que falar com o seu supervisor, apesar deste ou desta poder achar que os clientes não se sentem incomodados. Se tiver frequentemente várias lesões e descamação, deve considerar uma profissão que não implique o contacto visual constante. Mas lembre-se que as pessoas com psoríase sobrestimam frequentemente o modo como a sua condição afecta os outros. Os seus sentimentos de desconforto não são necessariamente proporcionais às suas lesões. Tente perspectivar a sua psoríase. Se os seus colegas e clientes não reagem à sua condição, tente relaxar e não presumir que há um problema.

Devo informar os meus colegas e gestores sobre a minha psoríase?


Esta é uma decisão pessoal. Esta decisão depende da gravidade da sua psoríase e do seu impacto nos seus colegas e na sua profissão. Depois de ter tomado a decisão de informá-los, pense cuidadosamente no que quer (e no que não quer) dizer-lhes. Em primeiro lugar, fale com o seu supervisor. De seguida explique a sua condição aos seus colegas que se sentem mais afectados pelas suas lesões, ausências, etc. Use uma linguagem simples e realce que está a tentar gerir a condição, que a doença não é contagiosa e que não afecta o seu empenho no seu trabalho. Um estudo demonstrou que ao informar aos seus colegas que a psoríase não é contagiosa está a reduzir o desconforto social (5).

Podemos garantir-lhe que a maioria dos doentes descreveram reacções positivas dos seus colegas, contrariamente às suas expectativas iniciais. Depois dos seus colegas estarem adequadamente informados, irão demonstrar mais compreensão e ao "educar" os seus colegas está a ajudar a combater os seus preconceitos e ideias preconcebidas. O ser proactivo irá ajudá-lo a sentir-se amparado, planeie as suas ausências de um modo mais eficiente, tentando mesmo ajustar o problema ao seu horário de trabalho. Não há qualquer razão para não tirar partido das oportunidade de carreira.

E se eu não quiser falar abertamente da minha psoríase no trabalho?


Está no seu direito não falar abertamente sua psoríase no trabalho. No entanto, algumas pessoas têm mencionado que se sentem menos ansiosas e mais relaxadas depois de ter sido claras sobre a sua condição. É importante considerar que ao manter a sua psoríase em segredo pode estar a contribuir para aumentar o seu nível de ansiedade e de stress, o que pode agravar a sua condição.

Pontos chave

  • A psoríase afecta a vida profissional de muitos doentes, podendo por vezes ter um impacto na sua carreira.
  • Para além do stress originado pelo trabalho em si, uma pessoa com psoríase tem de lidar com os colegas a dirigirem o seu olhar para as lesões.
  • Elucidar os seus colegas pode ser uma boa maneira de melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.

Referências

1. National Psoriasis Foundation survey panels (Liz Horn)
64th Annual Meeting of the
AmericanAcademy of Dermatology, San Francisco, California, USA, 3-7 March 2006
2. The impact of psoriasis on quality of life
British Journal of Dermatology 2001; 144 (Suppl. 58): 33-36, L. H. de Arruda, A. P. de Moraes
3. A survey of the social and psychological effects of psoriasis
British Journal of Dermatology 1998; 118: 195-201, B. Ramsay, M. O'Reagan
4. The negative impact of psoriasis on the workplace
Journal of Dermatological Treatment 2006; 17(1): 24-28, D. J. Pearce et al.
5. Social coping strategies associated with quality of life decrements among psoriasis patients
British Journal of Dermatology 2001; 145: 610-616, S. R. Rapp, C. A. Cottrell, M. R. Leary


With thanks to Dr Patrick Brun, dermatologist attached to Cannes University Hospital

Sem comentários: